top of page

Por que sinto dor nas costas? Neurocirurgião | Médico de Coluna | Ribeirão Preto

Atualizado: 5 de mai. de 2022

Olá. Dr. Vitor aqui.

Você certamente já se perguntou porque sente tanta dor na costas. Saiba que você não está sozinho. O segundo principal motivo para que as pessoas procurem o médico é exatamente esse sintoma: dor nas costas. Então vamos lá, por que tantas pessoas sentem esse tipo de dor? Nesse texto eu, Dr. Vitor Pinho, médico Neurocirurgião e com vasta experiência no tratamento dos problemas da coluna, vou explicar esse problema para que você possa, dia a dia, melhorar sua qualidade de vida.

Para que serve nossa coluna vertebral?

Nossa coluna atua como o eixo central onde todo nosso corpo está apoiado e sustentado. É ela que permite que fiquemos de pé e em equilíbrio. Dessa forma, é fácil imaginar o quanto nossa coluna deve sustentar de peso no nosso dia a dia para que possamos exercer nossas atividades. Quantas vezes nos levantamos e abaixamos ao longo de um dia? A cada movimento, todo nosso peso, às vezes multiplicado várias vezes dependendo da nossa postura, é sustentado por nosso coluna vertebral, especialmente pela coluna lombar, e, se algo não estiver bem, sentiremos dor nas costas.

Cuidado com o excesso de peso

Coluna vertebral

Portanto, o primeiro ponto de atenção é no peso, seja do nosso próprio corpo, seja o peso que carregamos em nossas atividades diárias. E não é porque você sente dor nas costas que você apresenta um problema sério da coluna. A maioria dos pacientes com dor nas costas apresenta os exames da coluna todos normais. Isso indica que a dor vem pois estamos sobrecarregando nossa coluna, com um peso ou postura a qual ela não está conseguindo sustentar. E isso causa dor nas costas.

A importância da atividade física

Mas você pode estar se perguntando: eu sou magro e não pego peso e mesmo assim sinto dor nas costas. Fiz exames e não tenho nenhuma alteração na coluna. Mais uma vez, sua coluna não está conseguindo sustentar o peso, mesmo que pequeno. E a principal causa para isso está na musculatura que auxilia a coluna a permanecer ereta e alinhada, os músculos paravertebrais. Se essa musculatura está atrofiada ou fraca, você sentirá dor nas costas.

Com isso, temos as duas principais causas de dor nas costas na maioria da população: o peso, seja por estar acima do peso, seja por um trabalho muito pesado, e a atrofia ou fraqueza da musculatura das costas, causada principalmente pela falta de atividade física.

Outras causas de Dor nas Costas

É claro que como existem milhares de pessoas com dor nas costas, uma porcentagem poderá apresentar problemas na coluna além dos apresentados anteriormente e que podem causar dor nas costas. Desses, os mais comuns são o desgaste das articulações (artrose), as alterações dos discos (que são estruturas que ficam entre as vertebras e que auxiliam na movimentação da coluna), como as desidratações e as famosas hérnias de disco, e as alterações menos comuns, como desalinhamentos (listeses, escoliose) e fraturas. No entanto, mesmo em pessoas que apresentam esses problemas mais específicos da coluna e que sentem dor nas costas, os principais fatores que causarão o inicio e muitas vezes a manutenção da dor são o excesso de peso e a fraqueza da musculatura da coluna.

Existem inúmeras opções de tratamento para a dor nas costas, que vão desde medicações que auxiliam na modulação da dor, infiltrações da coluna, rizotomias e, em um número restrito de casos, cirurgia.

No nosso blog, vamos publicar todas às terças e sextas-feiras artigos para tentar esclarecer os principais temas relacionados à dor nas costas e outros tipos de dores, dicas para melhorar sua dor e qualidade de vida e outros assuntos relevantes e que possam a te ajudar a viver melhor e sem dor.

Se tiver dúvidas, basta enviá-las nos comentários abaixo que teremos grande prazer em esclarece-las.

Dr. Vitor Pinho

Neurocirurgião | Cirurgião da Coluna