top of page

Neuromodulação | Dr. Vitor Pinho Neurocirurgião Médico de Coluna | Ribeirão Preto

Atualizado: 20 de jun. de 2022

A neuromodulação é um método que utiliza tecnologia de ponta no tratamento da dor. Pode ser utilizado para aqueles casos de dor nas costas (dor neuropática) que não apresentam resposta a outras formas de tratamento, como bloqueios, rizotomias ou mesmo cirurgias.


Mas o que é neuromodulação?


A neuromodulação é um procedimento no qual é implantado um eletrodo dentro da coluna do paciente. Tal eletrodo (estimulador) fica em contato com a medular espinhal e é ligado à um estimulador (um pequeno aparelho, parecido com um marcapassso, que é implantado no tecido subcutâneo).


Gerador de Estimulador Medular implantado no paciente para tratamento da dor lombar crônica
Gerador de Estimulador Medular implantado no paciente

O estimulador medular age enviando sinais elétricos através dos neurônios que compõe a medula espinhal fazendo com que a atividade dessas células seja modificada de forma a minimizar o estímulo doloroso que chega ao cérebro.


Nesses casos, a condução e processamento normal dos estímulos dolorosos da medula e do cérebro estão alterados. A estimulação elétrica não só reduz os sinais anormais que atingem o cérebro como também restabelece as vias normais de inibição da dor que podem ter sido perdidas. Isso resulta na redução da dor.


Ou seja, o estimulador medular consegue interferir na transmissão do estimulo doloroso que está sendo enviado ao cérebro. Dessa forma, esse estímulo não atinge a região do cérebro responsável pela dor. Com isso, o paciente deixa de sentir a dor nas costas.


Como é feita a colocação do estimulador medular?


O implante do eletrodo pode ser feito de duas maneiras:


  • Percutânea: o implante é de através de uma punção guiada por imagem

  • Aberta: através de uma pequena incisão na pele, o eletrodo é implantado no local correto


A selecção da melhor técnica de implante varia para cada paciente.


Eletrodo para estimulação medular implantado na coluna torácica para tratamento da dor nas costas em Ribeirão Preto
Imagem de Rx mostrando o eletrodo dentro da coluna

O nível da coluna da coluna no qual o eletrodo será implantado também depende do tipo de dor que o paciente sente. Por exemplo: para um paciente com quadro de dor lombar, o eletrodo deve ser colocado acima do ponto de dor, normalmente na coluna torácica.


Eu preciso ficar internado por muitos dias?


Na maioria das vezes, o implante do eletrodo é feito em um procedimento único. O paciente normamente recebe alta no dia seguinte ao procedimento.


Após a alta, são realizadas retornos curtos para programação do aparelho, uma vez que ele oferece inúmeras configurações possíveis para alcançar o melhor resultado no controle da dor nas costas.

Se você sofre com dor lombar crônica que não melhora com os tratamentos realizados, ou se você já operou da coluna e continua sofrendo de dor nas costas, a neuromodulação pode ser uma opção de tratamento com bons resultados.



Dr. Vitor Pinho

Neurocirurgião | Cirurgião da Coluna

CRM 130.236

RQE 42553


댓글


bottom of page