A neuromodulação é um método que utiliza tecnologia de ponta no tratamento da dor. Pode ser utilizado para aqueles casos de dor nas costas (dor neuropática) que não apresentam resposta a outras formas de tratamento, como bloqueios, rizotomias ou mesmo cirurgias.
Mas o que é neuromodulação?
A neuromodulação é um procedimento no qual é implantado um eletrodo dentro da coluna do paciente. Tal eletrodo (estimulador) fica em contato com a medular espinhal e é ligado à um estimulador (um pequeno aparelho, parecido com um marcapassso, que é implantado no tecido subcutâneo).
O estimulador medular age enviando sinais elétricos através dos neurônios que compõe a medula espinhal fazendo com que a atividade dessas células seja modificada de forma a minimizar o estímulo doloroso que chega ao cérebro.
Nesses casos, a condução e processamento normal dos estímulos dolorosos da medula e do cérebro estão alterados. A estimulação elétrica não só reduz os sinais anormais que atingem o cérebro como também restabelece as vias normais de inibição da dor que podem ter sido perdidas. Isso resulta na redução da dor.
Ou seja, o estimulador medular consegue interferir na transmissão do estimulo doloroso que está sendo enviado ao cérebro. Dessa forma, esse estímulo não atinge a região do cérebro responsável pela dor. Com isso, o paciente deixa de sentir a dor nas costas.
Como é feita a colocação do estimulador medular?
O implante do eletrodo pode ser feito de duas maneiras:
Percutânea: o implante é de através de uma punção guiada por imagem
Aberta: através de uma pequena incisão na pele, o eletrodo é implantado no local correto
A selecção da melhor técnica de implante varia para cada paciente.
O nível da coluna da coluna no qual o eletrodo será implantado também depende do tipo de dor que o paciente sente. Por exemplo: para um paciente com quadro de dor lombar, o eletrodo deve ser colocado acima do ponto de dor, normalmente na coluna torácica.
Eu preciso ficar internado por muitos dias?
Na maioria das vezes, o implante do eletrodo é feito em um procedimento único. O paciente normamente recebe alta no dia seguinte ao procedimento.
Após a alta, são realizadas retornos curtos para programação do aparelho, uma vez que ele oferece inúmeras configurações possíveis para alcançar o melhor resultado no controle da dor nas costas.
Se você sofre com dor lombar crônica que não melhora com os tratamentos realizados, ou se você já operou da coluna e continua sofrendo de dor nas costas, a neuromodulação pode ser uma opção de tratamento com bons resultados.
Dr. Vitor Pinho
Neurocirurgião | Cirurgião da Coluna
CRM 130.236
RQE 42553
Comentários