top of page

Injeção para Dor na Coluna | Dr. Vitor Pinho Neurocirurgião Médico de Coluna | Ribeirão Preto

Atualizado: 5 de mai. de 2022


Coluna Vertebral

Para grande parte dos pacientes que sente dor nas costas, seja de origem nas articulações da coluna (facetas), seja de origem nos discos intervertebrais (hérnia de disco, protrusão discal, discopatia) e que não melhora com o uso de analgésicos e anti-inflamatórios, uma forma muito eficiente de controle da dor, seja de forma temporária ou até mesmo definitiva, é a realização de uma infiltração na coluna (também chamada de bloqueio na coluna ou denervação facetária). Esse procedimento pode ser realizado tanto para a coluna lombar, quando torácica e cervical.



Mas o que é uma infiltração na coluna?


Aspirando medicação para infiltração na coluna

A infiltração ou bloqueio da coluna consiste em uma injeção (aplicação) de uma combinação de medicações (anestésico local e um anti-inflamatório potente que se deposita no local) naquele local da de onde provavelmente a dor nas costas se origina. O mais comum é a aplicação para bloqueio dos nervos responsáveis pelas inervação das facetas articulares, os chamados ramos mediais dorsais. Dessa forma, conseguimos bloquear a condução do estímulo doloroso, o que costuma trazer um grande alivio da dor nas costas.


Eu preciso fazer o bloqueio várias vezes? Quanto tempo vai durar seu efeito?


Na maioria dos casos, a melhora trazida pelo bloqueio da coluna é bastante duradoura e não é necessário repetir o procedimento. Com outras medidas de tratamento auxiliares, como alguns tipos de medicamentos e atividade física, a maioria dos pacientes consegue um bom controle da dor nas costas a longo prazo.


No entanto, alguns pacientes podem apresentar retorno da dor em um período curto. Esses pacientes, podem ser candidatos a outros procedimentos, como as rizotomias facetárias.


Tenho hérnia de disco e dor no nervo ciático. Posso me beneficiar de um bloqueio?


Sim. A dor do nervo ciático ou aquela dor irradiada para perna causada por uma hérnia de disco na maioria das vezes pode ser controlada através de uma infiltração foraminal que nada mais é do que a aplicação das mesmas medicações descritas anteriormente bem próximas ao nervo acometido pela hérnia.


Como é feito o bloqueio? Preciso internar?


Não. Os bloqueios são procedimentos realizados no ambiente hospitalar mas não necessitam internação. São chamados procedimentos ambulatoriais, ou seja, após realização, o paciente já é liberado para casa. As infiltrações da coluna são realizadas no ambiente hospitalar por dois motivos principais:


  • Segurança para o paciente

  • Necessidade do uso de uma aparelho chamado intensificador de imagens que é um aparelho de Rx que permite a colocação das agulhas no local exato onde deve ser aplicada a medicação.


Sala onde são realizados os bloqueios na coluna pelo Dr. Vitor Pinho neurocirurgião e médico da coluna em Ribeirão Preto
Sala onde são realizados os bloqueios da coluna

Vou sentir dor para realizar o bloqueio?


O procedimento é realizado com anestesia local (bem semelhante a uma anestesia de dentista). Você ficará acordado todo o tempo. Apesar da agulha que será utilizada para o bloqueio ser longa (para conseguir alcançar a coluna), ela é bem fina. Na maioria das vezes é um procedimento muito bem tolerado e de rápida realização (em torno de 10 a 20 minutos).


Vou sentir alguma coisa após o bloqueio? Quais cuidados após bloqueio na coluna?


No caso dos bloqueios facetários, realizados principalmente para dor nas costas, às vezes você pode sentir que a regiào lombar ficará um pouco mais anestesiada após o procedimento. No caso dos bloqueios foraminais (para hérnia de disco), é normal que a perna fique anestesiada por algumas horas (como a anestesia do dentista). Nos primeiros dias, o ideal é que sejam evitadas atividades que exijam muito esforço ou que promovam impacto na coluna.


Os bloqueios são procedimentos muito seguros e raramente apresentam efeitos colaterais mais intensos após.


Portanto, se você sente dor nas costas, a infiltração da coluna pode ser o caminho para que você consiga se livrar dela.


Dr. Vitor Pinho

Neurocirurgião | Cirurgião da Coluna

CRM 130.236

RQE 42553

Comments


bottom of page